Cena que impressionou Jesus

A Cena que Impressionou Jesus

Jesus tinha acabado de ser tentando no deserto. Logo em seguida, indo para Nazaré, entrou na sinagoga, e levantou-se para ler: “O Espírito do SENHOR está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor.” (Lucas 4.18-19).

Na sequência Lucas relata os efeitos do cumprimento da profecia que Jesus tinha acabado de ler na Sinagoga: curas, libertações, milagres etc. Dentre esses atos poderosos, Lucas relata um caso impressionante: “Vieram, então, uns homens trazendo em um leito um paralítico; e procuravam introduzi-lo e pô-lo diante de Jesus. E, não achando por onde introduzi-lo por causa da multidão, subindo ao eirado, o desceram no leito, por entre os ladrilhos, para o meio, diante de Jesus. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Homem, estão perdoados os teus pecados”. (Lucas 5.18-20)

Tente imaginar essa cena: Jesus ensinando, muitas pessoas atentas aos seus preciosos ensinos, de repente uma cama com um paralítico começa a descer sobre Jesus. Certamente, naquele momento todos os presentes tiraram os olhos de Jesus e fitaram na cama com o seu paralítico. Todos ficaram impressionados com a cena, mas mais impressionado ainda ficou Jesus.

Dessa situação podemos tirar algumas lições:

1ª) A FÉ NOS MOVE EM DIREÇÃO AO MILAGRE. Aqueles homens que conduziam a cama com o paralítico poderiam ter desistido devido à dificuldade, pois a multidão os impedia. Entretanto, perseveraram e agiram; não mediram esforços. Criaram um meio de introduzir o paralítico diante de Jesus “descobriram o eirado no ponto correspondente ao que ele estava e, fazendo uma abertura, baixaram o leito em que jazia o doente.” (relato de Marcos 2.4);

2ª) A FÉ TEM UM ÚNICO SENTIDO E UMA ÚNICA DIREÇÃO: JESUS. O paralítico foi conduzido no ponto exato em que Jesus estava. Os condutores do paralítico, bem como o próprio paralítico sabiam que se atingissem o Alvo, a cura se manifestaria. E foi exatamente isso que aconteceu: “Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados… Eu te ordeno: Levanta-te, toma o teu leito e vai para casa”. (Lucas 5.20; 5.24b)

3ª) A CURA ESPIRITUAL – PERDÃO DOS PECADOS – ESTÁ EM PRIMEIRO PLANO PARA DEUS. A cura espiritual, o perdão dos pecados, é o primeiro plano para Deus. Veja:

1º plano: “Estão perdoados os teus pecados”; em seguida Jesus ordena a cura física:

2º plano: “Levanta-te, toma o teu leito e anda”.

Conclusão:

  1. Deus tem para nós tanto a cura espiritual como a física; entretanto, tanto uma como a outra depende da fé.
  2. Os obstáculos que parecem intransponíveis não devem nos impedir de nos movermos em direção a Deus.