A Loucura da Pregação

“Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus.” (1 Coríntios 1.18, ARA)

Como a morte de alguém numa cruz pode ser anunciada como uma mensagem de salvação? Para muitos, essa afirmação parece contraditória. Entretanto, o evangelho apresenta justamente o Cristo crucificado e ressurreto como nossa única esperança de reconciliação com Deus.

Ao falar sobre a “loucura da pregação”, Paulo não elogia a falta de preparo, a confusão ou os excessos de um pregador. Ele destaca uma mensagem que confronta o orgulho humano: a salvação não é uma conquista de nossa sabedoria ou de nossos méritos, mas uma dádiva da graça de Deus em Cristo.

1. A queda: nossa necessidade de salvação

A queda de Adão, relatada em Gênesis 3, introduziu o pecado na história humana. Suas consequências alcançaram toda a humanidade: corrupção, culpa e morte (Romanos 5.12-19).

O pecado afeta nossos pensamentos, desejos, palavras e ações. Isso não significa que cada pessoa pratique todo o mal possível, mas que nenhuma dimensão da vida humana permanece intocada por ele.

Nossa necessidade, portanto, vai além de melhorar alguns comportamentos. Precisamos de perdão, reconciliação com Deus e uma vida transformada por sua graça. Por nossos próprios recursos, não podemos remover a culpa que temos diante do Criador.

2. A salvação: iniciativa da graça de Deus

Deus não permaneceu indiferente à nossa condição. Por amor, enviou seu Filho ao mundo para salvar pecadores (João 3.16-17).

A salvação nasce da iniciativa divina. Não fomos nós que elaboramos um caminho para alcançar Deus; foi ele quem providenciou nossa reconciliação por meio de Jesus Cristo.

Na cruz, o Senhor revelou sua justiça e seu amor. O pecado não foi tratado como algo sem importância, e o pecador não foi deixado sem esperança. Em Cristo, Deus se manifesta como justo e como aquele que justifica quem tem fé em Jesus (Romanos 3.25-26).

3. A cruz: Cristo morreu em nosso lugar

Jesus, embora sem pecado, levou sobre si os nossos pecados e suportou o juízo que merecíamos. Sua morte foi substitutiva: ele entregou a própria vida em nosso favor (Isaías 53.4-6; 1 Pedro 2.24).

Essa entrega não deve ser entendida como um conflito entre um Pai disposto a condenar e um Filho disposto a amar. O Pai enviou o Filho por amor, e o Filho se ofereceu voluntariamente. Há perfeita unidade no propósito divino de salvar.

O sacrifício de Cristo é propiciatório: satisfaz a justiça de Deus e afasta sua justa ira daqueles que estão em Cristo. Por isso, quem crê no Salvador encontra perdão e reconciliação, e já não permanece debaixo da condenação (Romanos 5.9; 8.1).

4. Só Deus pode salvar o pecador

Nenhuma religião, filosofia de vida ou realização moral pode substituir a obra de Jesus. Boas intenções e boas obras não apagam nossos pecados nem nos tornam merecedores da vida eterna.

Somos salvos pela graça, mediante a fé, e não por obras. Essa mesma graça nos chama a uma vida de obediência e boas obras, que são fruto da salvação, não seu fundamento (Efésios 2.8-10).

A esperança cristã repousa na pessoa e na obra do Salvador. Jesus morreu pelos nossos pecados e ressuscitou: nossa confiança está naquele que venceu a morte.

5. A pregação: responsabilidade da Igreja

Deus confiou à Igreja a missão de anunciar o evangelho. Paulo relaciona a fé à escuta da mensagem de Cristo e ressalta a necessidade de pessoas que a proclamem (Romanos 10.14-17).

Essa responsabilidade envolve pastores, missionários e todos os cristãos, conforme suas oportunidades e vocações. Podemos testemunhar em conversas, ensinar as Escrituras e compartilhar a mensagem de Cristo em diferentes ambientes.

Precisamos, porém, preservar o conteúdo do anúncio. Uma mensagem pode emocionar, entreter ou motivar sem comunicar o evangelho. A pregação cristã deve apresentar quem é Jesus, o que ele fez e o chamado ao arrependimento e à fé.

6. O Espírito Santo: quem transforma o coração

O pregador comunica a mensagem, mas não possui poder para produzir vida espiritual. É o Espírito Santo quem convence do pecado, da justiça e do juízo e atua na transformação do pecador (João 16.8; Tito 3.5).

Por isso, devemos anunciar a Palavra com fidelidade, humildade e oração. Técnicas de comunicação podem ajudar na compreensão, mas não substituem a ação de Deus.

O Senhor também pode usar a leitura pessoal das Escrituras para conduzir alguém à fé. A eficácia está na Palavra aplicada pelo Espírito, e não na superioridade de um formato de comunicação.

A “loucura da pregação” nos lembra que o poder salvador não está no prestígio do mensageiro, mas no Cristo anunciado. O mundo pode desprezar a cruz; a Igreja, porém, é chamada a proclamá-la com clareza e amor.

Nossa missão é anunciar fielmente a Cristo; o poder para salvar pertence a Deus.

Prof. Celso Lopes
@profcelsolopes

Querido(a) visitante, nosso site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de navegação e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal acompanhamento. Com esta autorização estamos aptos a utilizar estas informações para tais finalidades. Aqui você pode consultar nossa política de privacidade e política de cookies